Em Portugal, além do Bacalhau, encontramos vários pratos a base de peixe. Este prato, embora simples: batatas, legumes e peixe, continha um sabor especial. Mais tarde, experimentamos o famoso Pastel de Belém com um cafezinho.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
Paella
A origem da Paella vem do latim "Patella".
A Paella é um prato festivo, mais famoso e tradicional da culinária espanhola, que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação.
Utilizavam a "paella" - panela redonda, ampla e rasa, com alças - derivado de "patella" (bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra), onde eram colocados azeite, carnes, vagens, água, favas, sal, caracóis, açafrão e arroz. Só mais tarde acrescentou-se o tomate, ingrediente originário da América, que chegou à Espanha após a viagem de Cristóvão Colombo, e o frango, nobre e caro demais para os padrões rurais da época. Ao migrar para outras regiões, a receita sofreu interessantes aculturações.
A pronúncia mais correta é a espanhola, algo próximo de "paelha". Os tradicionalistas dizem que, chamada de "paeja", a receita perde a autenticidade. O arroz nunca deve ser lavado; as carnes devem ser bem refogadas, até a formação de um fundo na panela.
RECEITA
1Aqueça o azeite na paella, frite o frango até dourar bem. Tempere com uma pitada de sal para cada ingrediente.
2Acrescente a cebola, em seguida o pimentão e a vagem, em fogo alto, frite bem os legumes, sempre mexendo para não queimar
3Adicione os mexilhões. Frite por mais 5 minutos e coloque o tomate e o temperinho (salsinha e alho), começa o cozimento devido à água do tomate.
4Corrija o sal e deixe refogar por 15 minutos em fogo médio/baixo.
5Em seguida acrescente aos poucos o caldo, até cobrir o rebite da alça da paella. Adicione o acafrão e o colorante.
6Após abrir fervura acrescente a lula, em seguida o arroz e mexa bem.
7 Em seguida coloque os lagostins e os camarões sobre a paella, tendo a função de cobrir o arroz, formando a “tampa” da paella.
8
Decore com os mexilhões e espalhe a ervilha fresca. Salpique sal sobre os camarões e lagostins. Aguarde o cozimento do arroz.
9Assim que o caldo evaporar, o arroz e os crustáceos estarão cozidos, e está pronta para ser degustada.
Assinar:
Postagens (Atom)